Minha lista de filmes sobre a Inquisição

A noiva do diabo (2016)

No momento em que escrevo esta postagem, este filme ainda está no catálogo da Netflix. A história se passa em Åland Island, em 1666, e conta a história de Anna (Tuulia Eloranta). Jovem e cheia de superstições populares, comuns à época, Anna se apaixona por um homem casado e se envolve em uma trama delicada. Como pano de fundo temos as caças às bruxas que estavam apenas começando na região escandinava. No total, 16 mulheres foram condenadas por estarem ligadas ao diabo, e sete delas foram executadas. Para o juiz Psilander (Magnus Krepper), os julgamentos destinavam-se a limpar a ilha da superstição e a deixar a ciência e o senso comum prevalecerem. Mas não foi exatamente isso o que aconteceu.






O carrasco (2005)

Este filme tem dois títulos no original: The headsman e Shadow of the sword. No século XVI, quando o poder intolerante da igreja católica provoca uma onda de violência, dois amigos são criados em um monastério desde pequenos. Agora adultos, seguem caminhos separados. Enquanto um escolhe a vida eclesiástica, o outro opta por servir ao estado na condição de soldado. Depois de um longo tempo, os dois acabam se encontrando em meio aos tumultos entre a reforma luterana e a igreja católica. Os anos se passam e o soldado se apaixona e se casa com uma mulher que é filha do carrasco da cidade, a figura mais temida e odiada pela população. Ela é, injustamente, acusada de bruxaria e passa a ser perseguida pela igreja. O casal inicia uma fuga desesperada que vai colocar a amizade dos dois velhos amigos em xeque. O filme mostra os horrores das torturas, decapitações e perseguições religiosas, tanto aos que eram acusados de bruxaria quanto aos novos protestantes, especialmente os anabatistas.


Day of wrath (1943)

Em uma vila dinamarquesa no século XVII, uma velha mulher é acusada de bruxaria. Paralelamente à sua fuga, captura, confissão e queima na fogueira, a jovem esposa do idoso pastor da cidade se apaxiona pelo filho dele. Sua confissão do relacionamento ilícito a seu marido o leva à morte. No funeral a mãe do pastor denuncia a jovem viúva como bruxa. Será que o amante virá em sua defesa, ou os dias de ira retornaram?










O Caçador de Bruxas (1968)

A Inglaterra se encontra dividida com os monarquistas tentando controlar o parlamento. Este conflito distrai o povo do pensamento racional e permite que homens inescrupulosos ganhem poder local para explorar as superstições dos vilarejos. Um destes homens é Matthew Hopkins, que viaja pelas terras oferecendo seus serviços de caçador de bruxas. Auxiliado por seu cúmplice sádico John Stearne, ele vai de cidade em cidade e arranca confissões de "bruxas" a fim de encher seus bolsos e obter favores sexuais. Quando Hopkins persegue um pastor, ele se torna alvo da ira de Richard Marshall, noivo de sua sobrinha. Arriscando ser acusado de deserção por abandonar suas obrigações militares, Marshall persegue sem tréguas o perverso Hopkins e seu lacaio Stearne.







Dangerous beauty (1998)

Em Veneza, no século XVI, as cortesãs possuem privilégios especiais: vestidas elegantemente de vermelho, elas sabem ler, compõem poesia e música, e discutem questões de estado com os homens que governam a república. Quando Veronica Franco se torna uma bela jovem, ela não pode casar Marco Venier, amigo de infância a quem ela ama, devido à sua situação social. Suas opções: freira ou cortesã. Ela fecha seu coração, e com beleza e inteligência se torna a melhor. Ela se torna uma heroína quando ajuda a convencer o rei da França e ajudar Veneza em uma guerra contra os turcos, mas quando uma praga se dissemina na cidade, e igreja a acusa de bruxaria. Em sua inquisição ela deve enfrentar um velho rival, falar em nome de todas as mulheres e exigir coragem de seu antigo amor, Venier.





Inquisição (1978)

No tempo da Inquisição, um general caçador de bruxas se apaixona pela mais bela de um vilarejo, não sabendo que ela tem um pacto com o demônio para seduzir e condenar o justamente aquele que está matando os servos de Satanás. Este é um filme com nudez, rituais satânicos, alguns assassinatos e a ilustre presença do Cramulhão - o diabo em pessoa - que realmente aparece quando invocado. Um filme espanhol de Paul Naschy.











Sangue do Meu Sangue (2015)

Dois contos italianos assombrosos de diferentes séculos que têm como fio condutor a prisão do convento de Bobbio: o primeiro ocorrido em algum período do passado, e o outro, no presente. Um jovem padre de 17 anos é enfeitiçado pelos encantos de uma jovem freira que, por isso, sofre as consequências da inquisição. Já em nossos dias, um investigador da receita federal tenta retirar de seu esconderijo um misterioso velho homem que tem muita influência na cidade. Sangue do meu sangue parece ter dois filmes distintos em um só, com histórias aparentemente sem relação alguma, exigindo a atenção e a interpretação do telespectador.






Die Puppenspieler (2017)

Alemanha, 1484. O jovem Richard assiste sua mãe, a linda sarracena Zobeida, ser queimada na fogueira. Ele se rebela e ataca o inquisitor com uma faca, e por isso tem que sair da cidade. Jakob Fugger, que finge ser seu tio, o leva para a cosmopolita Augsburg. Ao lado de Fugger, Richard cresce e, quando finalmente descobre que não matou o inquisitor na época, promete se vingar. Fugger deixa claro para ele que não deve deixar que seus sentimentos o guiem, porque os apoiadores da Inquisição estão em Roma. É assim que eles viajam para a Itália para influenciar as próximas eleições papais a seu favor. Enquanto isso, a luta pela cadeira papal, na qual não apenas a influente família Medici em Florença, mas também a família faminta de poder dos Bórgia em Roma, está em pleno andamento...

2/Deixe seu comentário

  1. Professor,por favor,me ajude...
    Lembro-me de na infância ter visto um filme onde,um padre ou coisa similar,se sente muito atraído por uma garota.
    Por isso ele passa a tortura-la,culpando-a por despertar seus desejos.
    É uma vaga lembrança que tenho.
    Sabe me dizer qual é este filme?

    ResponderExcluir
  2. O nome do filme e morte negra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem