Livros


É com grande satisfação que comunico o lançamento de Duvidar de tudo: ensaios de filosofia e psicanálise, meu primeiro livro! Clique no link abaixo para garantir seu exemplar diretamente do site da editora:

Comprar livro "Duvidar de tudo: ensaios de filosofia e psicanálise"

A obra é uma coletânea com mais de oitenta textos que escrevi ao longo de aproximadamente quinze anos, e está dividida em três seções: 1) Filosofia, 2) Psicanálise e 3) Sociedade e Religião.

Um trecho da introdução resume nosso propósito:

O objetivo desta obra é mostrar como podemos, através das lentes da filosofia e da psicanálise, enxergar tudo à nossa volta de outra forma, desde grandes questões filosóficas, como a existência de Deus e do mal no mundo, passando por eventos históricos, tais como o fascismo e a indústria cultural, até questões tão triviais quanto o fato de mulheres gostarem de flores ou a gravata ser um símbolo fálico inconsciente para os homens. Karl Marx, ao participar de um trabalho escolar de sua filha, respondeu que seu lema predileto era “De omnibus dubitandum est”, ou “duvidar de tudo”. É este também o convite que fazemos com esta obra.

Os diversos artigos e ensaios que compõem este livro foram escritos ao longo de aproximadamente quinze anos, sendo não apenas o resultado de um percurso, mas o próprio caminho em si. Alguns são de caráter mais objetivo e acadêmico, como quando falamos sobre Adorno ou a relação entre Hegel e Freud, por exemplo. Outros, por sua vez, apresentam uma escrita mais leve, informal, até mesmo íntima, como aqueles em que relato e interpreto meus próprios sonhos. O fato de estarem reunidos e publicados aqui não significa que eu ainda concorde com tudo o que já escrevi. Se me perguntarem como se deu minha formação, respondo que foi não apenas estudando filosofia na universidade, mas também fora dela, observando o mundo, tentando compreendê-lo e registrando minhas impressões nestes textos que você tem agora em mãos.

Se você acompanha nosso trabalho pelo canal no YouTube, pelo podcast ou pelo nosso site, esta obra é para você. Ela é parte deste nosso projeto mais geral de divulgação da filosofia e do pensamento crítico, e apresenta a mesma linguagem, a mesma preocupação didática que você encontra em todos as nossas formas de comunicação, sem nunca abrir mão do rigor e da qualidade.



2/Deixe seu comentário

  1. Anônimo6:34 PM

    Grande Glauber. Já estou em contato com a editora para saber qual será o custo do envio do livro para Lisboa.

    Mais um vez, parabéns pelo trabalho.
    Forte abraço.
    Henrique Pacheco_666

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:26 PM

    Glauber Amei a iniciativa. Você está de parabéns por aceitar tamanho desafio, nossa educação precisa de pessoas dedicadas como você! Como professor acredito no ensino de filosofia em anos iniciais, uma filosofia que deve ser levada para a vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário