Curso de filosofia

A filosofia de Karl Marx: uma introdução

Inscreva-se já no curso A filosofia de Karl Marx: uma introdução.

Para acessar o curso, clique aqui.

Objetivos do curso

O objetivo deste curso é oferecer uma introdução à filosofia de Karl Marx. Isso significa que iremos fazer um recorte da obra de Marx para abordar o que é especificamente de interesse filosófico, não estando em nosso escopo outras áreas de seu pensamento.

Vamos analisar alguns temas gerais, que você pode conferir em nossa grade, e também ler e interpretar alguns textos específicos que tratam de questões filosóficas clássicas, tais como a existência de Deus, a religião como ópio do povo, consciência de classe e a efetivação da filosofia.

Note bem o nome do curso: A filosofia de Karl Marx: uma introdução. Isso deixa claro que este não é um curso sobre marxismo, pois isso envolveria várias outras áreas além da filosofia, tais como economia e história, e também exigiria a abordagem de vários outros pensadores desta tradição. O marxismo é uma corrente de pensamento que tem início nas obras de Marx, mas vai muito além dele.

Para quem é este curso

Este curso é para iniciantes que desejam uma introdução aos aspectos filosóficos do pensamento de Karl Marx.

Há algum pré-requisito?

É desejável alguma familiaridade com a história da filosofia. Se você já fez nosso curso Introdução à filosofia: dos pré-socráticos a Sartre, você está melhor preparado para este.

Quem oferece este curso

Meu nome é Glauber Ataide, tenho mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e me graduei em Filosofia também pela UFMG. Moro em Nuremberg, na Alemanha, de onde todo este curso foi produzido.


Curso de introdução à filosofia: dos pré-socráticos a Sartre


Estão abertas as inscrições para o curso Introdução à filosofia: dos pré-socráticos a Sartre.

Para acessar o curso, clique aqui.

  • Objetivos do curso
    • Oferecer uma visão geral dos principais períodos da história da filosofia e de seus principais nomes;
    • Propiciar contato direto com textos dos principais filósofos, de modo que que você possa posteriormente estudar por conta própria.
  • Para quem é este curso 
    • Iniciantes que buscam uma introdução geral à história filosofia;
    • Iniciantes que querem ler, pela primeira vez, obras de grandes filósofos;
    • Iniciantes que buscam sistematizar e integrar em um todo coerente informações parciais e avulsas que já possuem sobre filosofia.
  • Há algum pré-requisito?
    • Não há nenhum pré-requisito além de vontade de ler os textos indicados. 
  • Quem oferece este curso
    • Meu nome é Glauber Ataide, sou mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Filosofia também pela UFMG. Moro em Nuremberg, na Alemanha, de onde todo este curso foi gravado.

Este curso é como uma viagem no tempo. Descartes afirma em seu Discurso do método que “a leitura de todos os bons livros é igual a uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados, que foram seus autores, e até uma conversação premeditada, na qual eles nos revelam tão-somente os melhores de seus pensamentos”. Algumas linhas depois ele afirma: “Pois quase o mesmo que conversar com os de outros séculos, é o viajar.” 

Este curso, portanto, é como uma viagem, é uma conversa com as principais mentes da história da filosofia ocidental. Levei nove meses para desenvolver este curso, e assim como foi um prazer, para mim, percorrer mais de 2.500 anos de história e conversar com as mais brilhantes mentes da filosofia ocidental, tenho certeza que para você também será uma experiência incrível e extremamente enriquecedora.






0/Deixe seu comentário