Nietzsche: felicidade é o sentimento de que o poder cresce


Não há ninguém no mundo que não queira ser feliz. Na história da filosofia, não há uma definição única ou comum do que seja a felicidade, mas seja lá o que for, todo ser humano almeja sua posse.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche se perguntou certa vez o que é a felicidade, e respondeu: "É o sentimento de que o poder cresce, de que um obstáculo é superado" (O anticristo).

Paremos para refletir sobre isso. Que sensação experimentamos ao vencer uma barreira como, por exemplo, tirar uma boa nota em uma prova para a qual muito estudamos? Ou quando somos selecionados para uma vaga de emprego em meio a vários outros candidatos? Ou então ao resolver um difícil problema, seja em que área for? Sentimos um grande bem-estar. Somos tomados por uma enorme euforia que percorre nosso peito e busca se expressar, ser comunicada a outros.

Quando passamos naquele concurso difícil, por exemplo, superamos um obstáculo. O sucesso era incerto, mas estudamos, nos dedicamos e, ao final, saímos mais fortes do que éramos. Ao vencermos qualquer forma de competição, seja ela profissional ou esportiva, sentimos que superamos não apenas a nós mesmos, mas também a outros que concorriam pelo mesmo prêmio. Um time de futebol, ao ganhar um campeonato, grita, extravasa, dança, celebra, anuncia ao mundo inteiro sua conquista. Este é um sentimento de que o poder cresce.

Se analisarmos a situação contrária, podemos ver tudo isso ainda mais claramente: a derrota pode nos deixar tristes, deprimidos, com um sentimento de fraqueza, de inadequação, de debilidade. Antes de se perguntar o que é a felicidade, Nietzsche havia se perguntado o que era ruim, e respondeu: "tudo que se origina da fraqueza". Vitória e derrota se relacionam intrinsecamente a força e fraqueza, alegria e tristeza.

Superar obstáculos nos traz duas sensações: o sentimento de potência e o prazer do relaxamento após uma grande tensão. A felicidade não seria um estado a que se deve chegar apenas uma vez, mas algo a ser conquistado a todo momento, pois o poder deve crescer sempre.

0/Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem