"Em nome de Deus", filme sobre o filósofo Pedro Abelardo


A compra deste DVD foi uma grata surpresa. Não apenas pelo filme em si, mas por algumas coisas sobre ele que só descobri depois.

A história se passa no século XII, e um dos protagonistas é um filósofo. Ele se torna tutor de Heloise, uma jovem muito inteligente e questionadora, versada em grego e latim. A intimidade acaba sendo perigosa, eles não resistem e Abelard quebra seus votos de castidade, o que era exigido na época para um professor de Filosofia como ele.

Isso foi suficiente para despertar meu interesse pelo filme. Século XII, um filósofo, e pronto. Gosto de filmes ambientados nessa época.

Mas gostei tanto da história que fui pesquisar sobre o filme depois de assistí-lo, para então descobrir que, além da história ser baseada em fatos reais, o protagonista do filme, o Abelard, não é ninguém menos que o filósofo medieval Pedro Abelardo.

O mais interessante é que não se trata apenas de mais uma "história de amor" clichê. Não é apenas "mais um romance" numa outra época. O resultado desse affair entre Abelard e Heloise trouxe consequências para ambos que eu nunca vi parecidos em nenhum outro filme - e no caso do Abelard, acho que nem mesmo nos noticiários policiais.

Um filme belíssimo, que além de ser comovente, traz como pano de fundo a atmosfera de opressão (inclusive a sexual) da igreja medieval.

2/Deixe seu comentário

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei teu espaço aqui, parabéns!! Já coloquei teu link em meus favoritos em meu blog tbm, muito bom realmente!!!

    Yv.

    http://yvannasaraiva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem