A compra deste DVD foi uma grata surpresa. Não apenas pelo filme em si, mas por algumas coisas sobre ele que só descobri depois.
A história se passa no século XII, e um dos protagonistas é um filósofo. Ele se torna tutor de Heloise, uma jovem muito inteligente e questionadora, versada em grego e latim. A intimidade acaba sendo perigosa, eles não resistem e Abelard quebra seus votos de castidade, o que era exigido na época para um professor de Filosofia como ele.
Isso foi suficiente para despertar meu interesse pelo filme. Século XII, um filósofo, e pronto. Gosto de filmes ambientados nessa época.
Mas gostei tanto da história que fui pesquisar sobre o filme depois de assistí-lo, para então descobrir que, além da história ser baseada em fatos reais, o protagonista do filme, o Abelard, não é ninguém menos que o filósofo medieval Pedro Abelardo.
O mais interessante é que não se trata apenas de mais uma "história de amor" clichê. Não é apenas "mais um romance" numa outra época. O resultado desse affair entre Abelard e Heloise trouxe consequências para ambos que eu nunca vi parecidos em nenhum outro filme - e no caso do Abelard, acho que nem mesmo nos noticiários policiais.
Um filme belíssimo, que além de ser comovente, traz como pano de fundo a atmosfera de opressão (inclusive a sexual) da igreja medieval.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, adorei teu espaço aqui, parabéns!! Já coloquei teu link em meus favoritos em meu blog tbm, muito bom realmente!!!
ResponderExcluirYv.
http://yvannasaraiva.blogspot.com
Postar um comentário