Homens de cabelo grande


Tive cabelo grande por aproximadamente 10 anos, e quando mais jovem, sempre ouvia a pergunta: "por que seu cabelo é assim, e não igual o de todo mundo?". Esta questão nos leva, de fato, a pensar numa resposta, e gostaria de compartilhar com os amigos do blog algumas reflexões sobre isso.

Mas não pensei na questão sem um método: foi a partir de uma perspectiva psicanalítica que, num primeiro momento, tentei compreender quais razões inconscientes me levavam a gostar de cabelo grande. Procurava uma motivação que não dissesse respeito apenas a mim, mas talvez a todo um grupo de pessoas do qual eu fosse um elemento.

Acabei descobrindo, por exemplo, que o cabelo grande é um símbolo inconsciente tanto para os genitais quanto para a própria concepção de falo.

O interessante é que as primeiras pistas que encontrei sobre os cabelos representando os genitais eu não obtive diretamente da literatura psicanalítica, mas através da interpretação de um sonho que me foi relatado por uma mulher.

Após algumas dificuldades, descobrimos que os cabelos dela, os quais apareciam insistentemente por todo o sonho e com características de ter passado por um rigoroso processo de repressão, eram um símbolo de seus genitais. Seu sonho era basicamente um sonho de exibicionismo. Posteriormente pude encontrar confirmação desse símbolo na literatura psicanalítica.

Lembrem-se da história de Rapunzel, por exemplo. Para aqueles já familiarizados com a chamada "psicanálise dos contos de fadas", não é difícil perceber que os cabelos de Rapunzel, através dos quais o príncipe consegue subir ao seu quarto, representam um complexo de associações ligados à questão da sexualidade, dentre os quais podemos destacar a maturidade sexual, isso é, o preparo para o coito adquirido na adolescência.

Já na história bíblica de Sansão, vemos o cabelo grande associado a características fálicas, masculinas. Sansão tem força, tem virilidade por causa do seu cabelo. Isso é, o cabelo grande como símbolo de um pênis grande, ou para ser mais exato, de um falo grande. Quando o cabelo de Sansão é cortado, ele perde sua força, sua masculinidade, sua virilidade.

Para determinados homens, manter o cabelo grande pode ser também uma resposta à angústia de castração. Freud afirma em "A interpretação dos sonhos" que o rabo de lagartixa é um símbolo inconsciente para essa situação, já que ele sempre cresce novamente quando é cortado. O cabelo grande, da mesma forma, pode servir a essa função.

A segunda explicação que encontrei para minha preferência por cabelos longos veio de uma perspectiva filosófica: deixar o cabelo crescer é uma expressão de valores. Os filósofos do império romano eram caracterizados pelo cabelo grande, assim como pela barba, a roupa e a bolsa que utilizavam. Encontramos na literatura deste período até mesmo críticas sobre aqueles que achavam que um filósofo se fazia apenas "pelo cabelo".

Devemos observar que ter um cabelo grande não é a mesma coisa que nascer com um nariz grande. Um cabelo grande é expressão da personalidade da pessoa, representa valores. Essa é a razão de eu sempre ter considerado tão ofensivo quando alguém fazia algum comentário depreciativo sobre o meu cabelo.

Dizer a um homem de cabelo grande "por que você não corta esse cabelo?" é um eufemismo para "por que você não deixa de ser do jeito que é?". Isso é um ataque pessoal. Isso é um ataque aos valores e à personalidade do ofendido.

As pessoas tomam convenções sociais como se fossem valores absolutos. O uso masculino de cabelo curto não é nada mais que uma convenção social, uma característica de uma cultura específica.

O cabelo grande, neste aspecto, representa para o homem consciência e crítica dessas convenções sociais. Pode representar também uma vida mais natural, humana, menos plástica e artificial. É uma reação ao processo de massificação.

40/Deixe seu comentário

  1. Pois é Glauber, vc cortando e eu lutando pra ele crescer... Interessante q depois q começamos a deixar ele crescer ele cai mto quase como um sinal, mas a teimosia é maior! Acho q no meu caso é mais influência de personalidades q admiro do que algo subconsciente. Não sei, só sei q não pretendo cortá-lo tão cedo. 1 ano se passou e ele ta começando a chegar no ombro..aff

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raphael,

    Certamente podemos ter influências que reconhecemos como tais, mas isso não exclui o fato de que todos temos determinações inconscientes para deixar o cabelo crescer.

    É por isso que é inconsciente. Se a gente reconhecesse assim tão facilmente, de prontidão, não seria inconsciente. ;)

    P.S.: Não interprete "inconsciente" como sendo algo "ruim". E nem que as motivações inconscientes de todo
    mundo são necessariamente essas do post.

    Abraços,
    Glauber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:39 PM

      Massa demais o texto, e seu comentário acima! :-)

      Fiquei curiosx para saber uma coisa: quais as razões inconscientes que levam, por exemplo, uma mulher a se reconhecer como 'maria-shampoo' e sentir atração apenas por homens de cabelos longos? O que elas buscam inconscientemente nos caras, como parceiros sexuais/românticos?

      O texto não abordou este detalhe, daí gostaria de saber sua visão sobre isso.

      Forte abraço!

      Excluir
  3. Glauber há cinco meses que venho cortando só a ponta da ponta do cabelo, quero deixar ele grande. Sei que vou encontra certa resistência na igreja, mas é o de menos, chato é os pobres de pensamentos que acham que eu quero parecer com o Caio Fabio.

    Meus motivos é acentuar algumas características da minha personalidade:

    SENSUALIDADE: coisa que eu já tenho por natureza e aperfeiçoamento, as mulheres não me assediam, tem medo de mim. Minha postura, fala mentalidade e olhar dão um “que” de sedutor que arrastam mulheres para o abismo.

    INTELECTUALIDADE: sou o único escritor da denominação de minha cidade, escrevo criticas a uma lista de e-mails na qual míngüem ate agora ousou me desafiar. Sou considerado o mais culto dos jovens do meio em que vivo.

    PRESUNÇAO PROFETICA: escrevi um livro desafiando e criticando os pastores e pregadores da minha denominação: a arte dos sofistas na pregação pentecostal.

    Ou seja: vou deixar o cabelo crescer para ressaltar minha vaidade pessoal.

    E ai o que você me diz.

    ResponderExcluir
  4. Glauber,você disse que ao deixar o cabelo crescer simboliza inconscientemente o orgão genital masculino ou melhor dizendo o falo.
    Mas no caso das mulheres que fazem ao contrario que as pessoas tomam como convenções sociais e corta o cabeloe deixa bem curto,isso simbolizaria o que?A castração?

    ResponderExcluir
  5. Simpatia pro cabelo crescer rápido? Pergunta pro Allan!!! hahahahah... Glauber, adorei seu texto. Tenho um namorado de cabelo compridos e amo seus cabelos! O efeito da pergunta "Por que você não corta seus cabelos?" é realmente esse, de querer mudar o que a pessoa é, acredita e vive.

    Glauber, paciência, seus cabelos vão crescer rápido.
    E Allan, não corte os seus....

    Hahhaha

    Muita boa sorte!

    Bruna Geovanini Varniër

    BdL

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alexandre,

    Homens e mulheres, devido às suas diferenças anatômicas, têm uma formação sexual distinta a nível psíquico.

    Enquanto o homem, por exemplo, passa pela angústia de castração, a mulher, segundo o psicanalista J.-D. Nazio, passa pela dor da privação.

    O homem tem medo que seu pênis seja arrancado pelo pai em represália ao fato dele desejar sua mãe sexualmente.

    Mas a menina, que já se percebe castrada, que se percebe faltosa, sem um pênis, sente a dor de já ser privada deste órgão.

    Devido a essas diferenças, eu ainda não parei para pensar sobre o uso de cabelo curto por parte das mulheres, porque aquilo que pode ser válido para o homem pode ser bem diferente para as mulheres. Mas o que você disse pode ser uma pista.

    Talvez seja o caso que a mulher, por ser castrada, deixe o cabelo crescer como um substituto simbólico para o pênis que ela não possui.

    Já nos casos onde as mulheres usam cabelo curto por opção "estética", em alguns casos - e isso é apenas uma divagação que faço enquanto escrevo - isso pode ser uma reação ao que Freud chama de "inveja do pênis", e que J.-D. Nazio prefere chamar de "inveja do falo".

    Uma vez, ao conversar com uma garotinha de 3 anos de idade, em plena fase edípica e que demonstrava grande interesse por assuntos sexuais, como é comum a toda criança nesta idade, eu lhe perguntei se ela queria ter um pipiu igual ao de seu irmãozinho, já que ela falava tanto neste assunto.

    Ela imediatamente respondeu que não queria, mas que a sua outra irmã, essa sim queria.

    Ou seja, isso nada mais é do que o mecanismo de projeção que nos é tão claro nas crianças. Ela estava projetando a sua inveja do pênis do irmãozinho em sua outra irmã.

    Então, em alguns casos, pode ser que o fato da mulher usar sempre o cabelo curto tenha alguma relação com uma negação da inveja do pênis.

    Enfim, há muitas possibilidades, há muitas hipóteses que podemos testar para validar ou refutar. Pelo fato de eu ser homem e ter tido cabelo grande, a auto-análise também ajudou um pouco para que eu pudesse ter um certo grau de certeza.

    Mas pensar nisso a partir de uma perspectiva feminina exigiria uma análise feminina.

    Sobre essas questões do Complexo de Édipo, inveja do pênis, etc, postei algo sobre isso há pouco mais de dois anos atrás aqui:

    http://glauberataide.blogspot.com/2007/11/o-complexo-de-dipo-o-texto-que-se-segue.html

    ResponderExcluir
  7. Ah, muito bom! Por convenção já cortei o cabelo algumas vezes, hoje em dia, mesmo já estando com o "telhado" mais ralo, estou novamente com os cabelos abaixo dos ombros - rsrsrsrs.

    Parece algo como uma "auto-afirmação", agora entendo melhor essa sensação.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gresder,

    É muito bom quando tomamos decisões de forma lúcida, como você está fazendo. Se você defende esses valores e pretende expressá-los através do seu cabelo, creio que é isso o que você deve fazer, sem pestanejar.

    Mas como nos mostrou Lacan, o "eu" é o lugar do ocultamento. Apesar de termos nossas motivações conscientes, as inconscientes também estão sempre atuando e determinando nossas ações.

    Sobre a sensualidade que você citou, eu já encontrei em vários lugares na internet, principalmente em redes sociais (como o orkut, por exemplo), discussões em que muitas mulheres revelam sua preferência por homens de cabelo grande, como aqui:


    http://www.tudolink.com/mulheres-preferem-gostam-de-homens-com-cabelos-longos/

    ResponderExcluir
  9. Ah, o "não" a tudo o que é convencional, o que todo mundo faz e o comum chama atenção das mulheres sim!
    Mas eu sou suspeita, né! Kkkkkkk *semgraça

    Foi só pra descontrair!

    Bruna Varniër

    ResponderExcluir
  10. Caraca vey, falo tudo, eu sempre quiz deixar meu cabelo crescer, a escola (quase de regime militar ) nunca permtiu, agora ainda tá pequeno, mas pareceçe que cada vez mais que cresce eu me encontro é tipo como se eu estivesse constuindo a minha indetidande dia apos dia, não tenho certeza da minha vida p daqui a 5 anos mas até lá meu cabelo vai tá grandão =D


    flws, tér

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5:06 AM

    Nossa, sou mulher e adoro um homem de cabelo grande e barba, fico loka...............

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5:07 AM

    Sou mulher e adoro homem de cabelo longo e barba... fico loka!!

    ResponderExcluir
  13. Esse ótimo texto sintetiza o que penso, muito bem escrito e parabéns pela inteligência do autor. Poucas vezes lemos algo bem discernido assim, sobre algo que parece banal, mas representa tanto. É isso mesmo, massificação, eufemismo, ligação com o órgão masculino. Cabelo longo é mesmo a melhor escolha, pra quem pode! Parabéns e não corte o seu!

    ResponderExcluir
  14. Glauber, você fica muito bonito com os cabelos grandes. Mas ficará lindo sem a barbicha. Eu quero saber se está solteiro... KKKK!

    ResponderExcluir
  15. Glauber, você é muito interessante: inteligente, bonito, seus textos são legais e gosta de cabelos grandes!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2:14 PM

    "Um cabelo grande é expressão da personalidade da pessoa, representa valores"

    E quem é careca por natureza??

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7:54 PM

    Gostei do artigo, eu até vou divulgar ele.

    OBS: Eu tenho cabelo grande. He! He! Ele ultrapassa um pouquinho meus ombros.

    ResponderExcluir
  18. Um belo texto. Tenho cabelo grande e sempre achei que fosse questão de personalidade, também. Aliás, qualquer tipo de cabelo expressa personalidade. Estudo psicologia, também me interesso por psicanálise e filosofia, e poderia assinar embaixo do teu texto, amigo.

    ResponderExcluir
  19. Glauber, parabéns pelo texto. Sua história passa credibilidade. É sincera.

    ResponderExcluir
  20. Olá, achei interessante vc falar sobre cabelo grande e acabei lembrando dos meus dreads...
    O que será que deve significar inconscientemente o cultivo dos dreads? Eu uso dois na nuca, porque não tenho coragem de fazer no cabelo inteiro!

    Até mais ;)

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente, quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho que realiza com o blog.

    Em seguida, quero colaborar com esta questão do cabelo grande (pois também possuo).

    Socialmente, percebo que as pessoas possuem uma maior aversão ao cabelo grande do que às tatuagens. As empresas, por exemplo, não escapam mais à questão de se estarem "obrigado" praticamente a contratar funcionários tatuados, fato este que não ocorria com frequência a alguns anos atrás. No entanto, e não somente a sociedade em si, o preconceito com o cabelo grande ainda é mantido, seja em relações familiares, afetivas, amorosas, empregatícias (principalmente), e afins.

    Fica aí minha dica para uma análise mais aprofundada.

    Novamente, parabéns pelo blog.
    Sigo acompanhando.

    Facebook: Marco Buzetto Culturama

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6:40 PM

    Essa foi a resposta que dei num blog onde homens com cabelo comprido eram criticados:

    "So n acho legal vc por ponto de vista preconceituosos nas suas opinioes. Senhores n podem ter cabelo comprido? Vc ja viu um mistico ou anciao de longos cabelos irradiando sabedoria? Imagina se Jesus aparecesse na sua frente supondo que de fato Ele teve longos cabelos. Seria um espetaculo. So pq vc aprendeu em cursos n quer dizer q deve ser seguido. Vc n pensa por si mesmo? Q tolice o ser humano viver inventando padroes e modas a serem seguidas. Sera q ninguem pode ser apenas "ele mesmo"? Mesmo q diferente de vossos preconceitos? Qta arrogancia estabelecer normas de como se deve ser! Poe ate idade agora! Q absurdo! Q cada um viva a vida como quiser! Entao acima de 30 n posso ter cabelo longos pq um dito-cujo qualquer "profissional da beleza" disse q é feio. Qta arrogancia. E se determinarem q depois dos 30 ou 40 nao pode ficar careca e vc ficar? Vai fazer o q? Usar peruca? Se alguem tem q por regras esse alguem seria Deus! E Deus ainda n desceu na Terra pra ditar os Mandamentos de como um cabelo deve ser ou como deve ser a aparencia de alguem!

    Parem de buscar respostas em pseudo-conhecedores arrogantes e vivam a vida de vcs por ti mesmos. Ninguem é Autoridade neste planeta pra dizer ou sequer referir como alguem deve viver a vida! Quem segue a ideia de outros sao ovelhinhas tolas, é boiada, gado conduzido!

    Sejas como um leao! Que faz seu proprio caminho e vive como deseja e n segue ninguem. Seguir ideias de outro pra ajustar seu modo de vida é no minimo humilhante! Tu desonras a ti mesmo!

    Sim tenho 27 anos e uso cabelos longos e usarei mesmo que toda Terra diga que nao se deve usar. Ou ate que eu os perca!

    Vivo por mim mesmo e sei o que quero. E sempre havera uma mulher para amar um homem cabeludo. E para um homem cabeludo so essas mulheres interessam. E qdo vc encontra uma é um amor verdadeiro pq vc sabe q a pessoa esta com vc pelo q vc é e nao por outro motivos mediocres. Uma mulher assim ama sua autenticidade e sua coragem q vc tem de ser vc mesmo apesar de tudo!

    So uma mulher assim vale a pena amar.

    Se vc é homem e deseja ter cabelo comprido e n tem coragem de o fazer entao vc é um covarde dominado pela opiniao dos outros e por essa sociedade falsa, doente e hipocrita!

    Seja vc mesmo. Sejas o q vc gostas de ser! Seja cabeludo, cabelo curto, careca, seja la o que vc tiver vontade de ser, SEJAS!!

    Isso n vale so pra cabelo mas pra tudo na sua vida! Sejas AUTENTICO! E com isso vira auto-respeito, auto-aceitaçao e ate as pessoas te admirarao pela coragem de vc ser vc mesmo! Mesmo q ser vc mesmo signifique ser diferente de tudo!

    Se vc é verdadeiro com teu ser e és tu mesmo eu te respeitarei e posso ser ate teu amigo. Mas se és um covarde que nao assume quem és com medo da opiniao alheia ou de algo, entao nem se aproxime de mim. Pq um ser autentico nao anda com covardes!

    Leoes nao andam com ovelhas! Leoes andam com outros leoes na busca de si mesmos!



    Shun"

    Como vc falou o assunto parecer pueril mas é mto profundo e to feliz de ter encontrado alguem q tb pensa como a mim ou eu como vc.

    Tb ja me fiz essas questoes q vc fez e achei minhas respostas do porque uso meu cabelo longo. Tem haver com meu misticismo e simbolo de vim pra ser eu mesmo e seguir meu proprio caminho e q n serei conduzido feito gado q é o q essa sociedade tenta fazer junto a midia. O assunto é profundo.

    Abraços e otimo artigo!

    Lembre-se gente: a questao essencial n é o cabelo, mas se vc é vc mesmo. Seja cabeludo ou nao, vc é como gostaria de ser? Se sim otimo! Se nao, pq nao?

    Ate amigos e amigas!



    Shun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto foi uma bofetada que não esquecerei tão cedo, mas sim! Eu estava precisando. Rsrs

      Excluir
    2. Lindo isso e verdadeiro. Só uma mulher que ame e respeite você como é merece estar contigo. Amo cabelos compridos e sofro por tão poucos usarem. Concordo com cada palavra sua :)

      Excluir
    3. Parabéns pelo texto, penso igual tmb, e concordo exatamente com oq vc disse!

      Excluir
  24. Gosto de homens cabeludos prq são diferentes não são aquilo que a sociedade impõe que tem que ficar cortando o cabelo para se encaixar na sociedade preconceitusa e além disso homens cabeludos são mais legais e extrovertidos .

    ResponderExcluir
  25. Tem época que quero ter cabelos cumpridos, em outras quero rasparva cabeça e nada tem com vaidade homem não deixa cabelo crescer para ficar bonito e sim para ser o que é, a aparência externa tem que se harmonizar com o interior da alma. O homem tem que ser igual a um leão se tem juba deve usá-la pois refletirá a força de seu caráter.

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Quanta informação.
    Eu tenho um cabelo muito comprido, mas não sabia um terço do que acabei de ler no seu texto, que adorei ler è claro. O que pensei na época que decidi deixar meus "belos" crescerem foi um tipo de revolta eu acho, sofri bullyng e preconceito na escola e na sociedade a vida toda.... sempre me senti pequeno e indefeso em meio tanta gente má, eu era um balão de sentimentos no meio de alfinetes maldosos. Senti uma necessidade avassaladora de criar um tipo de armadura, Daì a ideia de deixar o belo crescer talvez por ver aqueles personagens de filmes e novelas talvez por ver o quanto às garotas se sentem bem quando tem um cabelo bonito do seu lado, não sei ao certo, e não è que funcionou, quando ando com meu cabelo solto em qualquer lugar me sinto completamente blindado uma sensação que sempre quis sentir, uma delícia! O porque? Eu não sei óbvio, mas essa felicidade nenhum amor vai me fazer cortar, nenhuma entrevista de emprego, nenhum hertilyst, nenhum comentário ignorante pois meu cabelo agora è minha força e Não sou obrigado a seguir as regras da sociedade pra agradar ninguém. È como você diz: Deus ainda não desceu à atera para ditar os mandamentos de como se usa um cabelo. E até lá serei muuuito feliz! Obrigadooo!! A partir de hoje Vou levar essas palavras comigo a minha vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Renato, me identifiquei... Lembrei da Rosa do Pequeno Principe, que dizia "não precisar mais da redoma para protegê-la, porquê ela tinha seus 2 ou 3 espinhos"... Lindo isso e fantástico, porque é exatamente essa sensação que o cabelo grande nos dá... proteção, poder, blindagem... Magia pura :)

      Excluir
  27. Oiê Jente bom dia à todos... eu me chamo Márcio vou fazer vinte e cinco anos tenho nove anos e quatro meses que não corto meu cabelo está enorme de grande eu Amo ter cabelos longos desde dê pequeno.. então as pessoas me Perguntam se eu fiz promessas Ou eu deixo crescer por que Eu gosto de cabelos longos..eu respondo que não más sim prá minha pessoa eu sempre Amei ter cabelos longos...mas eu mesmo recebo muitas críticas de muitos pessoas recebo muitos preconceitos tbm... más ó melhores jeito de nó sermos felizes nan importa à cor ou etc.... é nós nos ingnorarmos esses tipos de pessoas e palavras ..pra mim homens que possuem cabelos longos tem um poder de tranquilidade positividade Como um bom poder de poder controlar varios tipos de coisas ...como trabalho relacionamento etc.... são pessoas fora do comum de pessoas super jente boa..eu tiro por minha pessoa.sou Muito traquilo ...ent entae jente fica tranquila ...e que Deus ilumine cada um de nós tbm..um grande abraço a todos nós...

    ResponderExcluir
  28. Oiê Jente bom dia à todos... eu me chamo Márcio vou fazer vinte e cinco anos tenho nove anos e quatro meses que não corto meu cabelo está enorme de grande eu Amo ter cabelos longos desde dê pequeno.. então as pessoas me Perguntam se eu fiz promessas Ou eu deixo crescer por que Eu gosto de cabelos longos..eu respondo que não más sim prá minha pessoa eu sempre Amei ter cabelos longos...mas eu mesmo recebo muitas críticas de muitos pessoas recebo muitos preconceitos tbm... más ó melhores jeito de nó sermos felizes nan importa à cor ou etc.... é nós nos ingnorarmos esses tipos de pessoas e palavras ..pra mim homens que possuem cabelos longos tem um poder de tranquilidade positividade Como um bom poder de poder controlar varios tipos de coisas ...como trabalho relacionamento etc.... são pessoas fora do comum de pessoas super jente boa..eu tiro por minha pessoa.sou Muito traquilo ...ent entae jente fica tranquila ...e que Deus ilumine cada um de nós tbm..um grande abraço a todos nós...

    ResponderExcluir
  29. Glauber, o meu cabelo é grande mas nao ao ponto dos ombros ainda, eu tenho vontade de deixá-lo crescer mais, muitas vezes eu sofri bullying na escola por questões sociais, você acha que isso está relacionado a minha vontade de deixar o cabelo crescer como um "símbolo" de defesa?

    ResponderExcluir
  30. Estou deixando crescer tambem,pessoal do trabalho e colegas dizem para eu cortar porque estou feio. Daí percebo que estou no caminho certo. Paz profinda.

    ResponderExcluir
  31. Sou mulher e estou hoje com 51 anos. Sempre tive cabelo comprido E AMO HOMENS DE CABELO LONGO. Desde sempre amei. Um homem de cabelo longo me passa naturalidade, força, virilidade... nem sei explicar, é extremamente excitante fisicamente e ao mesmo tempo me passa algo espiritual, uma calma. Eu nunca me aprofundei nos motivos dessa preferência, até namorar um japonês que tinha um cabelo que ia até a cintura... e confesso, foi o homem que amei de verdade nessa vida. É inesquecível a sensação daquele cabelo no meu rosto na hora do amor... e eu amava ficar mexendo e penteando... como se eu estivesse dando um trato na juba do meu leão... (rsrs). E o ciúme? A mulgerada queria afagar aqueles cabelos e eu ficava louca. Eu não deixava... Eu me encanto vendo índios, atores como Bradd Pitt com aquele cabelo solto.. nossa... Roqueiros... Sensação mágica mesmo. Odeio homem de cabelo curto demais. Quando separei desse japonês, ele anos depois casou e cortou o cabelo. Eu chorei quando vi... e ele perdeu totalmente a energia máscula que tinha. Não só no visual, mas ele mudou, parecia literalmente outra pessoa. E aqui entre nós, sei que ele amava o cabelo enorme e cortou por pressão social. Então ficou na cara que ele castrou algo importante na personalidade dele. Uma pena... e uma pena tão poucos homens deixarem o cabelo grande... Se eu cortar meu cabelo, vou me sentir nua e como se perdesse algum super poder que tenho. Eu sei, é estranho. Mas é assim comigo. Minha mãe usa cabelo curto e eu odeio.. Freud deve explicar... :)

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre quis ter cabelo longo e essa vontade esteve durante a minha infância, mas o meu pai sempre cortava... só que nem me importava tanto porque é um "padrão social" (homem de cabelo curto), passou alguns anos e com 17 anos eu fui deixando o meu cabelo afro crescer, no entanto, eu tinha meio que uma fobia social e isso me atrapalhava de como as pessoas reagiriam ao notar a minha aparência, contudo, vi que pouco estava me importando do que elas iriam achar... simplesmente quero ser eu e não ser escravo de vontades alheias do tipo... corta, está estranho , aliza que vai ficar melhor... eu no interno, tais coisas é pra me sentir bem ou para agradar o meu opositor!? Pois estão querendo que eu jogue as minhas características externas no lixo, portanto, ser NATURAL é fugir de fato do mundo artificial. Fico pensando nisso.

    ResponderExcluir
  33. Deixe o seu cabelo crescer e pronto, não ligue pra ninguém, deixar o cabelo crescer significa revolta, contra o sistema,contra a sociedade, contra alguém, contra alguma coisa, mas é revolta, todo mundo de cabelo curto, e você de cabelo comprido, essa é a melhor sensação hahahahah.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela partilha do seu texto, interessante! ums perspectiva diferente sobre um assunto considerado fútil actualmente (cabelo). serviu de inspiração para uma brincadeira para um amigo de cabelo comprido. Fiquei com uma dúvida eram os filosofos Romanos ou os gregos que tinham cabelo comprido?

    ResponderExcluir
  35. O cabelo grande, no Egito antigo, no homem o cabolo grande representava grande conhecimento e sabedoria, por isso apenas homem de grande posto no governo usavam tocas ifuais cabelos de mulher

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem