Antes de tentar convencer alguém, lembre-se disso

A força de persuasão de um argumento reside, principalmente, na articulação lógica entre suas premissas e sua conclusão. Mas se o argumento é complexo de tal forma que não é possível apresentá-lo em uma conversa informal, o melhor então é não lançar essas conclusões, principalmente se forem polêmicas.

É importante ter isso em mente para evitar desgastes em debates infrutíferos. Às vezes estamos tão convencidos da validade de determinado argumento que nos apressamos em apresentar sua conclusão a outras pessoas sem nos dar conta de que o outro não percorreu o mesmo caminho que nós - o caminho que leva das premissas à conclusão.

Certas conclusões precisam de todo um livro por trás delas. E às vezes as premissas dessas conclusões já são elas próprias conclusões de outros longos e elaborados argumentos.

Por isso é preciso sobriedade antes de apresentar certas ideias que são produto de um longo processo de aprendizado. Pois quando essas ideias, caras a nós por serem fruto de nosso esforço, são sumariamente rejeitadas, ridicularizadas ou escarnecidas, dificilmente conseguimos evitar o sentimento de estar lançando pérolas aos porcos.

Se ideias complexas pudessem ser explicadas em poucas frases não haveria ignorância no mundo.

2/Deixe seu comentário

  1. Excelente texto!Sucinto e soberbo! Vez e outra me encontro em situações bem parecidas com as relatadas acima e tenho um comportamento parecido. Sei que certas discussões podem ser infrutíferas,dependendo de quem seja o teu interlocutor, mas sempre deixo uma semente para posterior meditação.

    ResponderExcluir
  2. Completa a idéia, e realmente tem razão, volta e meia me vejo em situação desse tipo quando tento opinar nas redes sociais, ou qualquer outro lugar. Além de levar em consideração a premissa e a conclusão e o caminho que a pessoa tem que seguir para concluir junto então concordar ou não. Eu diria que é a parte mais díficil, pois depende da pessoa e o qual o seu poder de influencia sobre ela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem